A responsabilidade do marketing em desconstruir os paradigmas do corpo feminino perfeito

Tópicos

Nos últimos anos, temos testemunhado uma crescente conscientização sobre a importância da diversidade e da inclusão na sociedade. No entanto, ainda enfrentamos desafios quando se trata da representação do corpo feminino nos meios de comunicação e na publicidade.

O marketing teve, nas últimas décadas, um papel significativo nessa construção de estereótipos e padrões de beleza inatingíveis.

Hoje irei explorar a responsabilidade do marketing em desconstruir os paradigmas do corpo feminino perfeito, utilizando referências reais.

Os padrões irrealistas do corpo feminino perfeito

Como mulher, sempre me deparei com publicidades que promoviam um ideal de beleza feminina inatingível, com corpos magros e padrões de aparência quase impossíveis de alcançar.

Essa representação muitas vezes afetou a autoestima das mulheres, a indústria da beleza, com suas imagens retocadas digitalmente, desempenhou um papel importante na criação e perpetuação desses padrões.

Segundo o Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, a busca pelo corpo perfeito, pelo cabelo lindo, pela pele jovem e sem marcas, pode causar alguns transtornos e síndromes como: depressão, estresse, problemas financeiros, problemas de autoestima, sentimentos de inadequação, anorexia, bulimia e outros distúrbios alimentares
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O marketing deve assumir o papel de ser um agente de mudança!

Em um mundo onde a representação do corpo feminino continua a ser estereotipada e irreal, o marketing tem uma responsabilidade significativa em desafiar esses paradigmas e promover uma visão mais realista e inclusiva da beleza feminina.

Em vez de continuar reforçando padrões prejudiciais, nós profissionais do marketing e estrategistas de campanhas, podemos e devemos ser um agente de mudança, usando seu poder e influência para desconstruir esses paradigmas.

 

A importância das campanhas de empowerment e aceitação corporal

A representação diversa do corpo feminino nas campanhas publicitárias é fundamental para desconstruir os estereótipos de beleza que ao longo das décadas, nós mesmos construímos.

As marcas devem optar por utilizar mulheres reais, sem muitos truques de Photoshop e tratamento de imagem, para que todas as mulheres se sintam representadas e incluídas.

Isso também requer uma mudança na forma como a indústria aborda a produção dessas imagens.

Além de representar corpos diversos, o marketing pode promover campanhas que incentivem o empowerment e a aceitação corporal.

A mensagem-chave é de que todas as mulheres têm o direito de se sentir bonitas e confiantes, independentemente de atenderem ou não aos padrões tradicionais de beleza.

Dove e o movimento “Real Beauty”

Empresas como a Dove são exemplos inspiradores de marcas que adotaram o movimento do “Real Beauty” e se comprometeram a celebrar a diversidade e a autenticidade. Ao recriar campanhas icônicas, como a da Baby Dove, que honra a maternidade real e as transformações do corpo, essas marcas enviam uma mensagem poderosa de aceitação e apoio às mulheres.

Ao mostrar mães reais em sua forma pós-parto, a marca buscou inspirar confiança e aceitação, promovendo uma visão mais autêntica e inclusiva da maternidade, deixando de lado as fotos genéricas de “mães perfeitas” com seus bebês.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

“Sabemos que a mídia tem um papel importante na construção desses padrões, reforçando corpos que não representam a realidade da maioria das mulheres – e é nosso papel mudar esse cenário, de forma definitiva. Esperamos que essa campanha impacte inúmeras mulheres em forma de abraço e acalento em um momento que é marcado por muita insegurança e julgamentos”, comentou Paula Paiva, gerente de digital da marca.

 

O segredo é a singularidade.

No entanto, a responsabilidade do marketing não se limita apenas às grandes marcas. Cada um de nós, profissionais do ramo, temos a oportunidade de contribuir para essa mudança, por meio de campanhas inclusivas, mensagens positivas e representação autêntica do corpo feminino.

É hora de reconhecer a influência do marketing na construção dos padrões de beleza e assumir a responsabilidade de desconstruí-los.

 

A diversidade e a inclusão devem ser valorizadas e promovidas em todas as campanhas, para que todas as mulheres se sintam representadas, aceitas e belas em sua singularidade.

 

Eu, como profissional, sempre tive em meu propósito o trabalho com mulheres empreendedoras e a oportunidade de quebrar estes paradigmas através do meu trabalho, e você, o que pensa sobre o assunto?

Share the Post:

Posts relacionados

plugins premium WordPress

Learn how we helped 100 top brands gain success

estratégias digital